A Educação não pode ser concebida como algo estatístico, alheio aos aspectos sociais, políticos, econômicos, humano e cultural uma vez que estes refletem diretamente em sua estrutura que apesar de serem distintos estão interligados.
A EMEF. Prof. Josafá Aires da Costa estará realizando no dia 10/11/2012 a X MOSTRA PEDAGÓGICA e desenvolverá o tema "AMAPÁ: MEU NORTE, MEU FORTE, MEU LAR", sub-tema: "RESPEITANDO A IGUALDADE, VALORIZANDO A DIVERSIDADE", com finalidade de valorizar a história da cultura negra e indígena local como forma de pensar de um povo, de uma época, para que se mantenha viva a cultura, em especial da região norte e do estado do Amapá.
O Projeto será um importante instrumento para implementar as Leis 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008. No Brasil, a história história da população negra foi amplamente documentada por sua condição escrava. mas do que isso, na literatura sobre escravidão predominou uma visão que insistiu em circunscrever o negro e a negra, primeiro na esfera econômica como mercadorias e, posteriormente, na esfera da cultura como exóticos, e na esfera política como grupo destituído de capacidade organizativa e propositiva. A lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessas culturas, fazendo acontecer mudanças necessárias para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
A X MOSTRA PEDAGÓGICA despertará para compreensão das diversidades geográficas, políticas, econômicas e culturais da África e dos povos indígenas, bem como um pouco da história dos povos que vieram contribuir para formação da população brasileira sendo alvo de estudos e pesquisas em aspectos históricos, geográficos, políticos, econômicos, infra-estruturais e culturais elementos importantes na constituição de um povo com hábitos e costumes peculiares inerentes e características negra e indígena. Isso nos induz a embarcar nessa longa viagem de descoberta, a fim de desvendar os mitos que permeiam as diferenças e semelhanças entre estados, municípios e a diversidade do nosso país.
X MOSTRA PEDAGÓGICA DA EMEF PROF. JOSAFÁ AIRES DA
COSTA
A Escola Prof Josafá Aires, localizada no bairro Infraero 1, em
Macapá, festejou sábado, dia 10 de novembro deste ano, a
culminância de sua X Mostra Pedagógica com a temática AMAPÁ: MEU
NORTE, MEU FORTE, MEU LAR – e sub tema “Respeitando
a igualdade, valorizando a diversidade”, enfocando as
Lei n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008,
que determinou a obrigatoriedade da temática “História e Cultura
Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de
ensino fundamental e médio nas escolas públicas e particulares do
Brasil, despertando para a compreensão das diversidades geográfica,
políticas, econômicas e culturais da África e dos povos indígenas,
bem como um pouco da história dos povos que vieram contribuir para a
formação da população brasileiro sendo alvo de estudos e
pesquisas nos respectivos aspectos: históricos, geográficos,
políticos, econômicos, infra-estruturais e culturais elementos
importantes na constituição de um povo com hábitos e costumes
peculiares inerentes e características da cultura indígena e negra.
Para melhor desenvolvimento do tema a Mostra teve como base os
trabalhos, ações e projetos desenvolvidos durante o ano letivo nos
respectivos trabalhos: PROJETO FORROZÃO DO JOSAFÁ onde
apropriou-se o saber popular, reafirmando a
identidade e, investiu num saber integrado com a cultura regional
evidenciando o Estado do Amapá e
seus respectivos municípios,
resgatando e recriando músicas, danças, brinquedos cantados,
brincadeiras e comidas típicas. O PROJETO CURUPIRA
desenvolveu a leitura e a escrita
usando as manifestações folclóricas como uma fonte
inesgotável de informação e comunicação, pois estas nos permitem
expressar sentimentos, ideias, experiências, valores e opções
individuais como também propicia o prazer e aquisição do
conhecimento.
Em sua metodologia, a X Mostra Pedagógica teve o
propósito de aproximar o conhecimento científico ao popular para
que fosse estabelecido um aprendizado dinâmico e contextualizado
onde cada aluno fosse um eixo do processo de ensinar-aprender. As
atividades foram desenvolvidas em classe através de etapas
diversificadas orientadas pelos professores dos anos/turmas ou
modalidade de ensino como:
ANO
|
TURNO
|
PAÍSES
PARA DESFILE DO CASAL AFRO
|
LEI
10.639/2003
|
1º
ANO
|
MANHÃ
|
ANGOLA
|
A
BELEZA NEGRA –
Roupas, acessórios e penteados trazidos da África.
|
TARDE
|
MOÇAMBIQUE
|
PESSOAS
EM FOCO - pessoas
que se destacaram na história brasileira.
|
|
2º
ANO
|
MANHÃ
|
EGITO
|
COMIDAS
E BEBIBAS-
trazidos pelos africanos e consumidos até hoje.
|
TARDE |
CABO
VERDE
|
QUE
RITMO É ESSE? MÚSICAS
E DANÇAS
- que
destacam a cultura negra no cenário nacional.
|
|
3º
ANO
|
MANHÃ
|
CAMARÕES
|
A
MULHER EM DESTAQUE - a
contribuição das mulheres negras para a nação.
|
TARDE
|
ETIOPIA
|
QUE
LÍNGUA É ESSA? Literatura
negra – prosa, poesia, dialetos africanos.
|
|
4º
ANO
|
MANHÃ
|
NIGÉRIA
|
MODOS
E COSTUMES – de
onde veio gingado? |
TARDE
|
QUÊNIA
|
OLIMPIADAS
E PARA OLIMPÍADAS -
o negro no esporte.
|
|
5º
ANO
|
MANHÃ
|
SENEGAL
|
ZUMBI
DOS PALMARES - como
viviam os negros nas senzalas e Quilombos.
|
5º
ANO E
SE
LIGA
|
TARDE
|
COSTA
DO MARFIM
|
CULTURA
AFRICANA-
a chegada dos negros no Amapá e suas contribuições
|
EJA
|
NOITE
|
MARROCOS
|
OS
QUILOMBOS AMAPAENSES –
como viviam os negros no Amapá, no período da escravidão.
|
PROGRAMA
MAIS EDUCAÇÃO
|
MANHÃ
E
TARDE
|
xxxxxxxxxxx
|
A
CULTURA DA ÁFRICA AO AMAPÁ– oficina
de produção de artesanatos, artes plásticas e
instrumentos musicais da
cultura africana.
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