quinta-feira, 25 de outubro de 2012

X MOSTRA PEDAGÓGICA 2012

 A Educação não pode ser concebida como algo estatístico, alheio aos aspectos sociais, políticos, econômicos, humano e cultural uma vez que estes refletem diretamente em sua estrutura que apesar de serem distintos estão interligados.

 A EMEF. Prof. Josafá Aires da Costa estará realizando no dia 10/11/2012 a X MOSTRA PEDAGÓGICA e desenvolverá o tema "AMAPÁ: MEU NORTE, MEU FORTE, MEU LAR", sub-tema: "RESPEITANDO A IGUALDADE, VALORIZANDO A DIVERSIDADE", com finalidade de valorizar a história da cultura negra e indígena local como forma de pensar de um povo, de uma época, para que se mantenha viva a cultura, em especial da região norte e do estado do Amapá.
O Projeto será um importante  instrumento para implementar as Leis 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008. No Brasil, a história história da população negra foi amplamente documentada por sua condição escrava. mas do que isso, na literatura sobre escravidão predominou uma visão que insistiu em circunscrever o negro e a negra, primeiro na esfera econômica como mercadorias e, posteriormente, na esfera da cultura como exóticos, e na esfera política como grupo destituído de capacidade organizativa e propositiva. A lei em si não basta, é preciso que modifiquemos o ensino aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessas culturas, fazendo acontecer mudanças necessárias para promover a releitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.



A X MOSTRA PEDAGÓGICA despertará para compreensão das diversidades geográficas, políticas, econômicas e culturais da África e dos povos indígenas, bem como um pouco da história dos povos que vieram contribuir para formação da população brasileira sendo alvo de estudos e pesquisas em aspectos históricos, geográficos, políticos, econômicos, infra-estruturais e culturais elementos importantes na constituição de um povo com hábitos e costumes peculiares inerentes e características negra e indígena. Isso nos induz a embarcar nessa longa viagem de descoberta, a fim de desvendar os mitos que permeiam as diferenças e semelhanças entre estados, municípios e a diversidade do nosso país.





X MOSTRA PEDAGÓGICA DA EMEF PROF. JOSAFÁ AIRES DA COSTA

A Escola Prof Josafá Aires, localizada no bairro Infraero 1, em Macapá, festejou sábado, dia 10 de novembro deste ano, a culminância de sua X Mostra Pedagógica com a temática AMAPÁ: MEU NORTE, MEU FORTE, MEU LAR – e sub tema “Respeitando a igualdade, valorizando a diversidade”, enfocando as Lei n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, que determinou a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e particulares do Brasil, despertando para a compreensão das diversidades geográfica, políticas, econômicas e culturais da África e dos povos indígenas, bem como um pouco da história dos povos que vieram contribuir para a formação da população brasileiro sendo alvo de estudos e pesquisas nos respectivos aspectos: históricos, geográficos, políticos, econômicos, infra-estruturais e culturais elementos importantes na constituição de um povo com hábitos e costumes peculiares inerentes e características da cultura indígena e negra.
Para melhor desenvolvimento do tema a Mostra teve como base os trabalhos, ações e projetos desenvolvidos durante o ano letivo nos respectivos trabalhos: PROJETO FORROZÃO DO JOSAFÁ onde apropriou-se o saber popular, reafirmando a identidade e, investiu num saber integrado com a cultura regional evidenciando o Estado do Amapá e seus respectivos municípios, resgatando e recriando músicas, danças, brinquedos cantados, brincadeiras e comidas típicas. O PROJETO CURUPIRA desenvolveu a leitura e a escrita usando as manifestações folclóricas como uma fonte inesgotável de informação e comunicação, pois estas nos permitem expressar sentimentos, ideias, experiências, valores e opções individuais como também propicia o prazer e aquisição do conhecimento.
Em sua metodologia, a X Mostra Pedagógica teve o propósito de aproximar o conhecimento científico ao popular para que fosse estabelecido um aprendizado dinâmico e contextualizado onde cada aluno fosse um eixo do processo de ensinar-aprender. As atividades foram desenvolvidas em classe através de etapas diversificadas orientadas pelos professores dos anos/turmas ou modalidade de ensino como:


ANO

TURNO

PAÍSES PARA DESFILE DO CASAL AFRO

LEI 10.639/2003

1º ANO

MANHÃ

ANGOLA
A BELEZA NEGRA – Roupas, acessórios e penteados trazidos da África.

TARDE

MOÇAMBIQUE
PESSOAS EM FOCO - pessoas que se destacaram na história brasileira.

2º ANO


MANHÃ

EGITO
COMIDAS E BEBIBAS- trazidos pelos africanos e consumidos até hoje.
TARDE
CABO VERDE
QUE RITMO É ESSE? MÚSICAS E DANÇAS - que destacam a cultura negra no cenário nacional.


3º ANO


MANHÃ

CAMARÕES
A MULHER EM DESTAQUE - a contribuição das mulheres negras para a nação.

TARDE

ETIOPIA
QUE LÍNGUA É ESSA? Literatura negra – prosa, poesia, dialetos africanos.

4º ANO


MANHÃ

NIGÉRIA
MODOS E COSTUMES – de onde veio gingado?

TARDE

QUÊNIA
OLIMPIADAS E PARA OLIMPÍADAS - o negro no esporte.

5º ANO

MANHÃ

SENEGAL
ZUMBI DOS PALMARES - como viviam os negros nas senzalas e Quilombos.


5º ANO E
SE LIGA

TARDE

COSTA DO MARFIM
CULTURA AFRICANA- a chegada dos negros no Amapá e suas contribuições


EJA

NOITE

MARROCOS
OS QUILOMBOS AMAPAENSES – como viviam os negros no Amapá, no período da escravidão.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


MANHÃ
E TARDE

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A CULTURA DA ÁFRICA AO AMAPÁ– oficina de produção de artesanatos, artes plásticas e instrumentos musicais da cultura africana.










Colaboradores especias do Projeto



































































































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